O LINK ACIMA É DE UM RESUMO SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ENTÃO CASO HAJA MAIS DÚVIDAS OU SE VOCÊS QUISEREM SABER MAIS CURIOSIDADES SOBRE O ASSUNTO CLIQUEM NO LINK!
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Consequências
Nenhuma
outra guerra mudou o mapa da Europa de forma tão
dramática. Quatro impérios desapareceram após o fim do conflito:
o Alemão, o Austro-Húngaro, o Otomano e
o Russo. Quatro dinastias, juntamente com as aristocracias que
as apoiavam, caíram após a guerra: os Hohenzollern,
os Habsburgos, os Romanov e os Otomanos. Países
como a Bélgica e a Sérvia passaram por
destruições severas, assim como a França, que perdeu 1,4
milhão de soldados, sem contar as vítimas civis. A Alemanha e
Rússia foram igualmente afetadas.
A guerra teve consequências econômicas profundas. Dos 60 milhões de soldados europeus que foram mobilizados entre os anos de 1914 e 1918, 8 milhões foram mortos, 7 milhões foram incapacitados de maneira permanente e 15 milhões ficaram gravemente feridos. A Alemanha perdeu 15,1% de sua população masculina ativa, a Áustria-Hungria perdeu 17,1% e a França perdeu 10,5%. Na Alemanha, as mortes de civis foram 474 mil superiores do que em tempo de paz, em grande parte devido à escassez de alimentos e desnutrição que enfraqueceu a resistência à doenças. Até o final da guerra, a fome matou cerca de 100 mil pessoas no Líbano.As estimativas mais confiáveis sobre o número de vítimas da fome russa de 1921, apontam a morte de entre 5 e 10 milhões de pessoas.Por volta de 1922, havia entre 4,5 milhões e 7 milhões de crianças de rua na Rússia, como resultado de quase uma década de devastações causadas pela Primeira Guerra Mundial, pela Guerra Civil Russa e pela crise de fome subsequente, entre 1920 e 1922. Muitos russos anti-soviéticos fugiram do país após a Revolução Russa de 1917; na década 1930, a cidade chinesa de Harbin, no norte do país, recebeu 100 mil russos. Outros milhares emigraram para a França, Reino Unido e Estados Unidos.
Doenças floresceram nas condições caóticas da guerra. Apenas em 1914, piolhos infectados pelo tifo epidêmico matou 200 mil pessoas na Sérvia.Entre 1918 e 1922, a Rússia tinha cerca de 25 milhões de infecções e 3 milhões de mortes por tifo. Considerando que antes da Primeira Guerra Mundial a Rússia registrava cerca 3,5 milhões de casos da malária, após o conflito seu povo sofreu com mais de 13 milhões de casos em 1923. Além disso, a grande epidemia de gripe em 1918 se espalhou pelo mundo. No geral, a pandemia de gripe espanhola matou ao menos 50 milhões de pessoas.
O lobby feito por Chaim Weizmann e o medo de que os judeus norte-americanos incentivassem os Estados Unidos a apoiar a Alemanha culminaram na Declaração Balfour de 1917, feita pelo governo britânico e que endossava a criação de uma pátria judaica na Palestina.Um total de mais de 1.172.000 soldados judeus serviram nas forças Aliadas e nas forças dos Impérios Centrais na Primeira Guerra Mundial, incluindo 275 mil na Áustria-Hungria e 450 mil na Rússia czarista.A desorganização social e a violência generalizada da Revolução Russa de 1917 e da Guerra Civil Russa que se seguiu provocou mais de 2.000 pogroms no antigo Império Russo, principalmente na Ucrânia.Estima-se que entre 60 mil e 200 mil judeus civis foram mortos nas atrocidades.
David Lloyd George (1863-1945)
No rescaldo da Primeira Guerra Mundial, a Grécia lutou contra nacionalistas turcos liderados por Mustafa Kemal, uma guerra que resultou em uma enorme troca populacional entre os dois paísesno âmbito do Tratado de Lausanne.De acordo com várias fontes, várias centenas de milhares de gregos pônticos morreram durante este período
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Fim do Conflito
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Desenvolvimento
Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias fortificando-se, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também teve a utilização de novas tecnologias de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas fortalezas, as mulheres trabalhavam nas indústrias de guerras como empregadas.
Soldados posicionados atrás das trincheiras.
Referência: http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Causas
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente infelizes com a partilha da Ásia e da África, que ocorreu no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra poderiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência levou a vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista (ou seja,conseguir/produzir o maior número das melhores armas da época), já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica.
Tanques de guerra se preparando para o combate
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. A sede de vingança francesa estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica (Alemanha, Áustria, Listenstaine, Países Baixos e Reino Unido,Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia,Bélgica {Flandres}, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo e Suíça ). O mesmo acontecia com os países eslavos (Rússia, Bielorrússia e Ucrânia,Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Lusácia,Bulgária, Croácia, Macedônia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Cóssovo e Eslovênia .
Referência:http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/
Assinar:
Comentários (Atom)







